Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sismtema elétrico fundamentos

Ø 1 - MATÉRIA
Matéria é qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço. Tudo na natureza é composta por matéria, sendo que os elementos que compõem a substância é que fazem diferir a água do fogo, do ferro, da madeira, etc.
Ø 2 – ÁTOMO
Átomo é a menor parte de um elemento que ainda mantém suas características. O núcleo é constituído por prótons (possuem carga positiva) e nêutrons (não possuem carga).
A eletrosfera é constituída por elétrons (possuem carga positiva) que estão orbitando ao redor do núcleo por causa da atração que há entre eles.
Ø 3 – MAGNETISMO
O princípio que mantém os elétrons de um átomo girando ao redor do núcleo é o magnetismo, onde cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem. Um bom exemplo de magnetismo são os ímãs,  onde pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem. Esse mesmo tipo de força existe entre os elétrons e os prótons de um átomo.



Sabemos que o elétron possui carga elétrica positiva, e o próton carga elétrica positiva.
Quando o átomo possui a mesma quantidade de prótons e elétrons, ele estará em equilíbrio, que é a tendência normal de todo átomo. Quando o átomo possui mais prótons que elétrons, ele esta positivamente carregado.
Os elétrons que giram mais próximos do núcleo são fortemente atraídos por este e os elétrons que giram em camadas mais afastadas do núcleo são atraídos com menor intensidade, proporcionalmente à distancia entre o elétron e o núcleo. Os elétrons que giram na camada mais afastada do núcleo podem vir a desprender-se do átomo.
Eles são os chamados elétrons livres.
Podemos classificar os topos de materiais existentes de acordo com a facilidade que estes tem para liberar ou não os elétrons livres. Assim:
-Condutores são aqueles materiais onde seus átomos liberam facilmente os elétrons livres, pois a força que os prende ao núcleo é fraca. Alguns exemplos de condutores: cobre, alumínio, etc.
-Isolantes são os materiais cujos átomos têm grande dificuldade para liberar estes elétrons livres, isto é, eles estão fortemente presos ao núcleo. São exemplos de isolantes: borracha, plásticos, etc.

Ø 4 – TENSÃO
Para que os elétrons possam deslocar-se percorrendo determinado caminho através de um condutor, é necessário que exista um estímulo, uma diferença no número de elétrons entre dois pontos, a que chamamos de tensão, ou diferencia de potencial.
Um bom exemplo para podermos visualizar o que é tensão é dado pela analogia entre uma bateria e uma caixa d’água.         
                                              










5 - ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
Num circuito, podemos ter resistores associados de diversas formas, sendo que a maioria dessas formas pode ser resumida em série e em paralelo.
A seguir domos o exemplo de como é cada associação e como calculamos o resistor equivalente:
Em série resistores estão associados quando estão ligados um após outro, sendo que a corrente que circula em todos é a mesma, e a tensão se divide em cada um. A resistência equivalente é a soma das resistências em série.
Figura abaixo:
Em paralelo resistor estão associados quando seus terminais estão ligados juntos, sendo que a tensão sobre eles é a mesma, e a tensão e a corrente se dividem proporcionalmente para cada um.
A resistência equivalente é calculada de acordo com a fórmula abaixo.
                                                          



5 - ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
Num circuito, podemos ter resistores associados de diversas formas, sendo que a maioria dessas formas pode ser resumida em série e em paralelo. A seguir vemos alguns exemplos:





                                                                                 
PARALELO



                                                                                             





SÉRIE
                                                                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário